Feb 25, 2023
Notas do Autor - Capítulo 39
Capítulo 39
— E sua família te pressionou por
esse cargo… Eu já cogitei que fosse você, mas quando relembrei sobre sua
família… As coisas fizeram sentido, eu acho que…
Foto extraída daqui |
Feb 22, 2023
Fennekin
- Apesar de Calem receber Surya implicitamente no Capítulo 28, levaram 2 anos e meio para que finalmente fosse revelado qual dos iniciais ele havia escolhido;
- O design de Surya foi baseado em personagens de anime "Magical Girl", especialmente da série Tokyo Mew Mew.
Feb 21, 2023
Spritzee
Feb 11, 2023
1 Década de Kalos
Por várias vezes pensei o que eu escreveria quando esse blog completasse dez anos.
Achei até que não precisaria me preocupar, porque talvez dez anos adiante a história já estaria terminada. Quando comecei a escrever, dez anos parecia muito tempo.
Mas, cá estou eu. Escrevendo aqui. A história não terminou. Não está nem perto. Os dez anos vieram mais rápido que eu poderia ter imaginado. No dia 17 do mês de Janeiro, o blog completou seu aniversário, e confesso que fiquei com esse post arquivado por mais de um mês pensando em como escrevê-lo ou completá-lo.
Com tanto tempo de história, acho que escolhi fazer a única coisa que caberia fazer: uma pequena retrospectiva. Inclusive, descobri, nessa "fuçada", que já até tinha feito uma Retrospectiva, mas foi no aniversário de 3 anos. Quase ri sozinho. O que são 3 anos frente aos 10 que fizemos agora? Resolvi que era oficialmente hora de vencer o medo de tirar algumas coisas dos rascunhos, desarquivar documentos, ressuscitar imagens salvas na conta do Google e revisitar memórias. Vasculhar o que nos trouxe até aqui. Refrescar as lembranças daqueles que muito curiosos acessaram o link dos blogs da Aliança no dia 17 de Janeiro de 2013, e foram recebidos por uma pequena apresentação em um post de boas-vindas.
Quando Kalos começou, eu tinha 14 anos. Era mais novo que qualquer um dos nossos protagonistas. Tal como Serena, fiz meus 15 anos na mesma época. Ainda observador, também estava prestes a começar minha própria jornada pelo mundo. Não tinha nem nome, o blog se chamava Aventuras em ???, pois no anúncio de novos jogos, sabíamos muito pouco ainda sobre o que estava por vir. Chamamos de AeXY porque só meses depois descobriríamos o nome "Kalos".
Comemoramos os gráficos 3D com grande empolgação - hoje, meu 3DS parece quase um item vintage quando levo ele por aí. Vimos uma misteriosa criatura parecida com um Mewtwo chegar e apelidamos de Mewthree, até descobrir as novas Mega Evoluções, que após os Z Moves, variantes regionais, Gigantamax e Tera Forms, parece apenas uma velha mecânica. Vimos uma nova Eeveelution nascer e travamos um grande debate sobre seu possível tipo - tão grande que até hoje é um dos maiores posts do site. O tipo Fairy ainda era uma novidade que parecia polêmica demais e rendeu muita discussão por aqui.
Este foi nosso primeiro menu:
O mais engraçado é que eu não lembrava o que várias dessas páginas incluíam e precisei procurar. A página de Tópicos reunia informações, em ordem, sobre as atualizações sobre a Geração VI. Nos Artigos discorríamos sobre curiosidades, enquanto a Pokédex reunia informações sobre os novos Pokémon. A Fanfic era como um diário, onde eu soltava alguns spoilers gerais sobre a história para aumentar o buzz (como dizendo que já havia escolhido os Pokémon iniciais, ou o nome da Guilda Royal Emperium). As Notícias vinham reunidas em seguida, e a Off Area e as Mecânicas foram incluídas depois. O curioso é que a página de Mecânicas, que discutiria os novos recursos que estavam surgindo (como as Mega Evoluções) NUNCA foi usada, só ocupou lugar no menu.
Eu ainda escrevia uma outra fanfic quando ingressei na Aliança (A Ethron Adventures, para os antigos!). Já acompanhava o pessoal fazia um tempo e havia trabalhado com alguns deles por um período na falecida Arena Pokémon. Foi uma surpresa muito feliz de poder ingressar com a região nova (na época que ainda achei que conseguiria sustentar 2 fanfics de aventura ao mesmo tempo kkkk) e lembro o quanto isso me tomou de tempo e carinho.
Escrevendo este post fui pego por uma nostalgia em vários níveis. Muita coisa aconteceu nos últimos dez anos, conforme eu vasculhava as memórias. As conversas da Aliança, antes pelo MSN, começavam a migrar para o Facebook e seus grupos, onde parecia tudo novo. O Instagram ainda era um acessório que usávamos como "a mais" para complementar o que era publicado no Facebook, e se você investigar, vai achar uma série de fotos com os mais pesados filtros de fotografia que existiam kkkkk
A própria ideia dos "blogs" me parece nostálgica. Hoje quando ouço alguém falar essa palavra na vida real me soa tão antiga? Já faz algum tempo que não paro para escrever um texto nesse formato. E, ao mesmo, tempo, como esse espaço é gostoso. Como é bom poder inundar de palavras um mundo de cada vez mais imagens e dinâmica.
Era comum que tentássemos criar conteúdos que fugissem do esperado, na expectativa de conquistar os leitores. Lembro que uma das primeiras coisas que fiz, logo que entrei na Aliança, foi montar um calendário que o pessoal poderia baixar, que constava algumas datas importantes como aniversário dos blogs e dos autores. Esse aqui é o mês de Outubro, com o tema de Kalos, em homenagem ao lançamento dos jogos que seria no mesmo mês. Dá pra ver que ele era bem bobinho (e minhas habilidades do Photoshop ainda tinham uma graaaande limitação kkkk), mas lembro que na época parecia uma ideia divertida.
Entre as apostas para agitar o blog, criei uma página chamada "Off Area", onde discutia assuntos completamente alheios ao mundo Pokémon. O primeiro post surgiu depois que o vídeo de uma menina viralizou contando uma história de bullying pouco antes de cometer suicídio. Aquilo havia me chocado tanto que senti na obrigação de falar sobre. Era um lugar de desabafo, mas também de estimular os leitores a participar. Em um deles, incorporei todos os comentários e mensagens que mandaram ao próprio post. Discutimos bullying, questões LGBT+, consumismo, e ainda viria muito mais, porque apesar de não gerar tantos acessos, sempre proporcionavam boa interação.
Essa área hoje está enterrada a sete palmos, pois só de imaginar abrir uma página daqui com uma polêmica do momento pra livre comentário me dá calafrios kkkkk Se antes eu queria que o mundo de fora entrasse em Kalos, hoje quero deixá-lo trancado bem longe. É interessante pensar que foi em um momento da internet em que as coisas não pareciam tão infestadas de brigas, e certamente foi engraçado revisitar os posts e ver como minhas opiniões e a de tantos leitores e amigos certamente mudaram com o tempo. Tem coisas que acontecem mesmo no timing que precisavam ter acontecido.
A menina do balão sem dúvidas fugindo para um lugar melhor do que essa página
Em 2014, após várias mudanças e principalmente uma exaustão por parte de nós mesmos em manter o ritmo e a mesma forma de trabalhar, começamos a pensar em transformações na Aliança, que começaram pequenas e tomaram formas mais drásticas. Optamos por transformar as fanfics em um tópico secundário, e incorporar ao blog assuntos que nos interessavam, tanto para agregar novos leitores que poderiam nos conhecer por isso, quanto permitir que leitores também partilhassem de seus gostos conosco. Assim, também teríamos mais fôlego de continuar trabalhando nos blogs sem que precisássemos só olhar para as histórias.
É engraçado de pensar que era só um processo natural, e que nós ainda não sabíamos lidar. Não era inacreditável que frente a tantas transformações que passávamos (em nossas vidas, em nossos gostos, e na própria internet) nós também mudássemos nossos interesses. Olhando em retrospectiva é fácil de perceber. Mas, lá dentro, ainda tentamos lutar contra isso.
Aqui em Kalos, quem acessasse poderia saber sobre entretenimento. Falavámos sobre música pop, e algumas séries, principalmente Once Upon a Time (que eu acho incrível como pelo visto eu era fissurado nessa série e eu não lembro de NADA, juro, deve fazer uns 7 anos que não assisto 1 unidade de episódio kkkk) e Glee (que eu levei uns bons 5 anos de atraso pra acabar também). Era só procurar o blog que tinha uma Katy Perry (meu vício da época, e mãe da Kate Berry de nossa história) e um chapeleiro maluco (que até hoje eu não sei por que eu queria que ele estivesse lá)
O mais cômico é que alguns posts REALMENTE atraíram cliques. Não foram tantos, mas na época eles se destacaram mais que várias coisas do blog. A curadoria era completamente aleatória, a partir do que eu achava legal ou não. Kalos, coitada, era só mais um item do menu :(
Eis que depois assumimos um movimento realmente arriscado: juntar todo mundo em um blog só. Paramos de postar sobre outros assuntos e deixamos os blogs exclusivamente para fanfics. Em troca, reuniríamos os outros assuntos nesse novo site que chamamos de Aliança Geek, simbolizada pelo Pikachu com um óculos e um mustache (NADA mais 2010s que aquele óculos grandão e o mustache). Pra mim essa época é meio que um grande borrão, porque lembro que a concepção nos bastidores foi super divertida, mas no final não deu muito certo e acabamos desistindo em tempo recorde.
Enfim, percebemos que tudo isso precisou acontecer para que terminássemos bem onde começamos: falando sobre uma história de Pokémon. No final das contas, termino voltando a esse lugar por querer fazer exatamente o que eu queria fazer no primeiro dia aqui. São voltas que o mundo dá...
Uma coisa que sempre funcionou e que eu adorava fazer eram as sombras (embora às vezes fosse uma batalha conseguir decifrar aquelas que o Canas havia botado em Sinnoh! kkkk). Tem várias que foram publicadas, mas para poupar spoilers (e porque algumas são de personagens cortados, ops) vale lembrar essa daqui da Espurr:
Graphic design is my passion
O mais curioso é que se tem uma coisa que mudou pouco foi a história. Foram as personagens. Há algumas transformações naturais nos rumos tomados, lógico, mas percebo como a essência deles permaneceu a mesma por muito tempo. Ainda me parece muito orgânico quando escrevo sobre Serena, Calem e Charlie. Acho que eles funcionam maravilhosamente bem juntos. Desde que comecei a esboçar a história eu sabia quem eles seriam. E olha que demoramos pra colocar a mão na massa: o prólogo da história, tão aguardado, veio só 12/10, com o lançamento dos jogos (eu ainda não havia escrito o primeiro capítulo pois não tinha jogado ainda).
Nem acreditei quando conseguimos concluir a Saga X. Levou anos, mas sinto que fiz com uma maturidade e de uma forma que autenticamente me orgulho. Eu realmente gosto daqueles capítulos, daquelas tramas. Da Serena subitamente se casando e o Charlie invadindo o palácio. Do Calem enfrentando o tio e da Serena lutando de espadas com o noivo. Fico chateado de não poder ter proporcionado tudo isso com o timing certo, na crista da onda, quando a Aliança ainda tinha leitores constantes e bastante conteúdo sendo disponibilizado.
Mas... Às vezes é assim que acontece. Esses capítulos não teriam sido escritos em 2013 ou 2015. Tem caminhos que precisamos percorrer para lembrar onde estamos. Precisamos tentar muitas novidades até perceber que o que sempre fizemos por aqui é o real brilho pelo qual gostamos de voltar.
Abaixo, mais algumas coisas que marcaram essa trajetória.
OS POSTS MAIS ACESSADOS
E, claro, vamos aos campeões de acessos que reuniram mais cliques ao longo desses dez anos:
- 10º - Página de Protagonistas
- 9º - 2048 Pokémon
- 8º - Iniciais (6º Geração) / Guia do Treinador
- 7º - Página de Capítulos
- 6º - Página de Extras
- 5º - Demi Lovato é Banida da Rússia (kkkk) / Notícias
- 4º - Vivillon / Pokédex
- 3º - Métodos Evolutivos (6ª Geração) / Pokédex - 8,38 mil acessos
- 2º - 12 Pokémons que deveriam ter ganhado Mega Evoluções / Artigo - 19,2 mil acessos
- 1º - Bem-vindas, Fadas - O Fairy-type / Artigo - 55 mil acessos
Nesse meio tempo, pude encontrar a maior parte do pessoal da Aliança pessoalmente em mais de uma oportunidade. Não sei se vocês lembram da ironia da vida de que eu e o Canas estudamos na mesma escola, e descobrimos isso praticamente na última semana de aulas dele kkkk. Pudemos rir juntos e lembrar desses momentos, mas vislumbrar todas as outras camadas que deixamos de fora dessas páginas de palavras.
A Aliança, os autores, os leitores... São pessoas que talvez nem se reencontrem mais, mas que estamos unidas por esse pedacinho do passado. Todos nós investimos tempo nisso, seja por alguns meses ou anos. Investimos nossas ideias, paixões e medos nessas palavras aqui depositadas. Especialmente quando somos mais novos, tendemos a nos projetar muito em nossas histórias, e levou um bom tempo para que eu soubesse me distanciar e me encontrar naquilo que eu mesmo havia escrito.
Alguns talvez nunca mais vão escrever mais desse jeito na vida. A escrita pode se tornar de paixão a trauma com muita facilidade. Eu ainda não sei em quais doses ela me é veneno e antídoto, mas foi o que eu escolhi para mim. Ainda em 2017, eu havia ingressado na faculdade de Cinema, a qual eu concluí no final do último ano. Percebi que amava contar histórias, criar personagens e universos.
Agora, me deparo com outro momento da vida, onde voltamos a ter que tomar decisões e fazer escolhas. Em minhas primeiras postagens, sou muito cheio de certezas e objetivos. Sou assertivo e tenho concepções de mundo grandiosas demais para alguém de 14 anos. Aos 24, percebo que já não as tenho mais. Elas são menos certas, menos assertivas, menos grandiosas.
Meu TCC é um coming-of-age - mais especificamente sobre um estudo sobre o gênero, e meu processo de construção da história que eu havia criado. Esse termo em inglês significa nada mais que o que fizemos aqui o tempo todo: histórias de amadurecimento. Ao discorrer sobre o tema, não consegui não atravessar minha própria vida e meu próprio crescimento, e como foi exatamente o que fizemos aqui por muitos anos, até que tenhamos amadurecido até demais.
Escrevendo meu TCC, a partir de um projeto que tive muito orgulho e carinho de poder ter roteirizado e dirigido (ainda está em processo de pós-produção, mas espero muito poder disponibilizar para vocês aqui), fiquei refletindo sobre uma possível epígrafe - aquela citação pra abrir o documento.
Depois de muito pensar, só existia uma citação que eu achei que poderia (e queria) que estivesse ali. É uma frase da Clarice Lispector, que os leitores mais antigos da Aliança vão se lembrar de já ter lido em algum lugar. Quando a leio, não leio pensando na Clarice, mas lembrando do velho avatar do Canas, ainda quando era uma fanart do Andy do Toy Story, em uma citação que ele sempre trouxe, e que eu nunca esqueci, porque me marcou muito:
Eu escolhi reler essas palavras enquanto passava pelo processo e, quando li, sabia que não existia outra citação que coubesse melhor. Aquilo dizia tudo o que precisava sobre um processo de anos que se concretizava naquele momento; não só sobre o ato de escrever, mas de uma frase que me remetia a todo esse afeto, ao espaço dos blogs, das fanfics, dos anos que escrevíamos e líamos apenas porque gostávamos disso. Quando eu recebia conselhos do Canas, do Shadow, ou de qualquer membro mais velho porque queriam, com todo o coração, me ver crescer como escritor e como pessoa.
Dez anos depois, era ali que esse universo de escrever sobre Pokémons havia me levado.
Bem, esse é um pouquinho do que tem acontecido na última década... Tem mudanças que não precisamos descrever: vocês as percebem sozinhos. Às vezes estamos perto demais para ver as transformações reais acontecendo, só percebemos quando paramos para olhar a retrospectiva, os quilômetros de terra que foram deixados para trás. E você, caro leitor perdido, que por algum motivo está aqui, ainda lendo essas palavras... Onde você estava dez anos atrás? Onde estava quando viu os gráficos em 3D dos jogos pela primeira vez? Tem alguma memória especial de AeXY dessa época?
E, claro, eu não poderia deixar de dar um presentinho. Tem coisas que passam os anos e vemos que não funcionam mais. Tramas que não se encaixam, posts bobinhos ou ideias de design meio cafona. Mas o mais mágico é perceber coisas que continuam funcionando. Essa também é uma homenagem aos primeiros anos de Aliança. Com tudo que temos atrás, olhemos o que ainda há pela frente. Qual o próximo capítulo?