Posted by : Haos Cyndaquil Jan 21, 2013


Os novos lendários são criaturas sem dúvidas curiosas. Em uma olhada mais aprofundada, vemos que cada um dos lendários tem uma relação com alguma crença ou mito. Vemos a criação do universo em Sinnoh, o Yin-Yang com Unova, por exemplo, e agora temos dois monstrinhos lendários que podem passar despercebidos. O que esses lendários representam? Por que duas criaturas não tão fodásticas como dragões cheios de detalhes (aos olhos de alguns)? Veja a seguir no Globo Repórter:

Mostraram-me que muito provavelmente os novos lendários da Geração VI são baseados na mitologia nórdica. Vemos que há cenas de locais do jogo que podem ser assemelhados a locais da Europa (farei uma matéria sobre isso, fiquem tranquilos ^_^). O mais lógico, é que suas crenças também sejam baseadas na mitologia de grande parte do velho continente.

Vejam a seguinte imagem:


Trata-se de Yggdrasil, também conhecida por “Árvore da Vida”. A árvore da vida é considerada o eixo do mundo. Esse tema já foi abordado por Pokémon em um determinado filme, mas agora estamos voltando aprofundadamente. Veja bem, a função dá árvore é ligar os nove mundos presentes na mitologia nórdica. A árvore pode ser separada em três partes (subtraindo os nove mundos): Asgard, Midgard e a parte de suas raízes (não nomeada, mas próxima do reino de Nifheim.).

Asgard é o mundo dos deuses, o aclamado “paraíso”. É morada de uma ave, normalmente uma águia, cujo nome é desconhecido. Em certos locais pode ser citada como cega, mas que pode ver a alma das pessoas. E o mito de que os jogos da franquia são baseados nessa mitologia ganha forças ao vermos que Yveltal tem os olhos completamente azul-claros, podendo tranquilamente fazer essa referência. Também se enquadra no papel de uma águia.


Midgard é a terra dos humanos, o local em que vivemos. Vivem quatro cervos, Dáinn, Dvalinn, Duneyrr e Duraþrór. São citados que se alimentam dos galhos da árvore, mas não encontrei se acabam a destruindo, ou se a protegem. Fica a critério do leitor até que eu possa confirmar. Mas como saber que Xerneas é baseado nessas criaturas? O lendário tem quatro pares de chifres, que poderiam ser referência aos quatro veados machos. Cada um destes também tem nos chifres pedras preciosas, que condizem exatamente com as que Xerneas tem em seus chifres. Há versos que citam apenas um cervo, então supõe que ele tenha se transformado em quatro mais tarde (não fui eu quem supôs isso). Enquadra-se no papel de Xerneas.


Agora, sei que muitos gostariam de saber “quem será o terceiro lendário?”, estou certo?  Já podemos fazer nossas apostas quanto a isso. Próximo do reino de Nifheim, onde estão localizadas as raízes de Yggdrasil, uma criatura vive. Chamada de Nidhogg, essa criatura vive aprisionada entre as raízes, e tenta as comer para se libertar. Normalmente é citada como uma serpente, mas muitos o citam como dragão. Quando citado como dragão, vemos que fazem referência àqueles dragões de corpo comprido, com uma serpente em si. Esse pode ser o terceiro lendário, “Z”, como o chamam por enquanto.


 A águia do topo da árvore da vida e Nidhogg não se dão bem. Aparentemente, a criatura de corpo serpenteado espalha rumores sobre a ave, e um pequeno esquilo é o responsável por passar as intrigas do topo às raízes da árvore, como um mensageiro. Este poderia ser um novo lendário. Os cervos provavelmente também não morrem de amores pelo dragão. Afinal, estes vivem na árvore e se alimentam dela. Caso Nidhogg coma as raízes e se liberte, o quarteto ficaria sem seu lugar. Então, é possível que Xerneas e Yveltal sejam inimigos de Z, e a facção criminosa do continente poderia estar ligada a libertá-lo, ou acabar com a árvore da vida, abrindo portas para uma fúria da dupla de lendários. O que você acha? Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários (:

Essa matéria é exclusiva do blog Aventuras em ???! Caso queira pegá-la, deixe os créditos! 
Fontes: Pokémon Mythology,  Wikipedia,  The Norse Pantheon.
Agradecimentos a Lord Meganium por sugestões e ideias relacionadas ao artigo.


{ 9 comments... read them below or Comment }

  1. Muito, muito bom. Eu acho incrivel que monta essas teorias (por que eu não conseguiria nem metade disso), ver essas teorias me sdeixam ainda mais curioso para saber o que vem pela frente. Espero mais informações sobre esse misterioso continente ^^

    ReplyDelete
  2. E ainda dizem que Pokémon não traz cultura, tsc tsc [indireta pra minha mãe? MAGINA]
    Enfim
    Aliás, comassim não tão fodásticas? Bando de recalcados, é o que são quem fala mal dessa ave mais-que-foda u-ú ~também gostei do cervo, mas não é como a ave, definitivamente não *w*
    Btw, to traumatizada com a última representação, MUITA SACANAGEM QUE NÃO FIZERAM O YIN SER MAIS FODA ;---;[ou pelo menos igual, né - o bullying começa quando a Escuridão é menosprezada assim u--ú]
    [coment sem algo random não é coment meu qq]
    Anyways, voltando....
    Por Arceus, QUE DEMAIS essa ave de Asgard *oooo* DESPREZEM ESSE LENDÁRIO AGORA, BITCHES ~me ignore quando eu me exalto, tenho tendência a isso q
    Também gostei da parte da lenda que se refere ao cervo, mas, sinceramente, YVELTAL MUITO FODA ASDKSAKDASKD
    Se bem que, pedras preciosas <3 <3 ~isso foi o que me atraiu nele, confesso - e a cor azul, obviously
    Pufavo, me apaixonando pelo possível terceiro lendário <3 <3 <3 ~total e completo amor por serpentes e dragões <3
    Mano, que esquilo safado xD Queria ter raiva dele por sacanear minha linda ave *já tá usando pronome possessivo -.-'*, mas não consigo q
    Sinceramente, se a suposição desse parágrafo final não estiver certa, dá para montar uma fic em cima disso \*-*/ ~siriusly, realmente imaginei isso acontecendo, MUITO PERFEITO <3 <3
    Abraços o/

    P.S. Perdi o first coment por tão pouco T-T

    ReplyDelete
  3. Concordo com a Anne, tem muitas pessoas que falam que Pokémon não traz cultura. Eu não sabia dessa história, mas já ouvi falar na revista Mundo Estranho, mas não me interessei. Mas agora com Pokémon misturado quem não iria se interessar? Nossa e esse terceiro lendário? Deve ser tipo fodão! Deve ser três vezes mais forte do que Kyurem (Sei lá, mas só pelo Xerneas e pelo Yvetal serem fortões imagina o lendário Z)... Eu deduzi que, provavelmente, o lendário Z terá o DNA dos dois outros lendários.
    Abração aí Haos!

    ReplyDelete
  4. Olá! Fugindo TOTALMENTE do assunto do artigo eu gostaria de tirar uma dúvida. O novo jogo Pokémon X e Y será apenas um Reboot dos jogos antigos, ou terá uma variedade de pokémons novos?

    Abraços!

    ReplyDelete
  5. Perfeito artigo, Haos! Desculpa não ter comentado antes no seu Blog, mas dei uma parada para dar uma olhada ^^;

    Eu já imaginava dessa história, me interesso muito pela mitologia nórdica e acredito que as origens dos lendários seja essa também. Conheço também Nidhogg, graças ao anime Soul Eater, ele é tratado como o "dragão negro", o que pode também ser uma suposição...

    Outra possibilidade dessa origem podem ser as três dimensões: X, Y e Z, juntas, formam a 3ª dimensão. Podemos comparar X e Y como a segunda dimensão e Z seja o que completará mais tarde, afinal, o jogo será lançado para 3DS, faz algum sentido.

    Espero mais notícias do blog e assim que estreiar a fic lerei

    ReplyDelete
  6. Uau, Haos!
    A sério, surpreendente +_+
    Acho que foi um belo início e isto mostra também a sua ótima escrita! Escreve muito bem! Quanto às teorias achei-as bastante curiosas e espero que sejam verdades. Fiquei também muito curioso quando falou da rede criminosa, pois ainda nem tinha pensado nisso! Acho que as teorias podem estar certas, ou não! Teremos um lendário "Z" com escamas e asas!?

    Muito booom!

    ReplyDelete
  7. Uau, adoro quando os lendários de Pokemon tem ligações com mitos, lendas. Mitologia, etc. Acho fascinante, é algo tão atraente e maravilhoso!
    Acho que o Z poderia ser algum tipo dragão, e que lembrasse os dragões chineses, que serpenteiam pelos céus. Adoro dragões chineses!! *-----*' Eles são lindos.
    Meu favorito até o momento é o Xerneas, apesar de eu preferir águias. A galhada do Xerneas é magnífica. Bom, espero por mais coisas a respeito da lenda do novo continente. Para mim, o que mais interessa numa nova geração, geralmente é a lenda, e os vilões. Adoro coisas místicas, e os malvados! *-----*

    Adorei o artigo, Haos! Até a próxima!

    ReplyDelete
  8. Cara q legal, sério, tudo isso é mto legal *U* Mtas pessoas acham q o jogo é só um jogo q tem q ser jogado (nossa e.e), mas ele tem toda uma história atrás, e ela sempre é mto interessante. Com isso fico ainda mais ansiosa para os novos jogos (e vendo q preciso correr pra comprar um 3DS D:), e já deixo aqui claro: msm tendo gostado dos 2 lendários, não sei pq, Yveltal me atraiu mais, foi inevitável *-*

    ReplyDelete
  9. Acho que o Xerneas pode ser parecido com Arceus, podendo trocar o tipo com uma plate, mas juntando o fato de que ele possa voltar a ser os 4 cervos, cada um seria um tipo

    ReplyDelete

Regras de Comentário:
~Não ofenda os demais usuários, sejam visitantes, ou o administrador.
~Não faça divulgação.
~Não faça spam.
~Evite o flood.

Caso algo seja desrespeitado, o comentário está sujeito a ser deletado sem aviso prévio.

- Copyright © 2014-2019 Aventuras em Kalos - Escritor por Haos Cyndaquil (Vitor Siqueira) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -