Posted by : Haos Cyndaquil Feb 11, 2023

Art by sasairebun

Por várias vezes pensei o que eu escreveria quando esse blog completasse dez anos.


Achei até que não precisaria me preocupar, porque talvez dez anos adiante a história já estaria terminada. Quando comecei a escrever, dez anos parecia muito tempo. 


Mas, cá estou eu. Escrevendo aqui. A história não terminou. Não está nem perto. Os dez anos vieram mais rápido que eu poderia ter imaginado. No dia 17 do mês de Janeiro, o blog completou seu aniversário, e confesso que fiquei com esse post arquivado por mais de um mês pensando em como escrevê-lo ou completá-lo.


Com tanto tempo de história, acho que escolhi fazer a única coisa que caberia fazer: uma pequena retrospectiva. Inclusive, descobri, nessa "fuçada", que já até tinha feito uma Retrospectiva, mas foi no aniversário de 3 anos. Quase ri sozinho. O que são 3 anos frente aos 10 que fizemos agora? Resolvi que era oficialmente hora de vencer o medo de tirar algumas coisas dos rascunhos, desarquivar documentos, ressuscitar imagens salvas na conta do Google e revisitar memórias. Vasculhar o que nos trouxe até aqui. Refrescar as lembranças daqueles que muito curiosos acessaram o link dos blogs da Aliança no dia 17 de Janeiro de 2013, e foram recebidos por uma pequena apresentação em um post de boas-vindas.


Quando Kalos começou, eu tinha 14 anos. Era mais novo que qualquer um dos nossos protagonistas. Tal como Serena, fiz meus 15 anos na mesma época. Ainda observador, também estava prestes a começar minha própria jornada pelo mundo. Não tinha nem nome, o blog se chamava Aventuras em ???, pois no anúncio de novos jogos, sabíamos muito pouco ainda sobre o que estava por vir. Chamamos de AeXY porque só meses depois descobriríamos o nome "Kalos". 



Esse era o template padrão antigo da Aliança. 
Kalos foi o primeiro a usar o "degradê", que se tornou sua marca.

Comemoramos os gráficos 3D com grande empolgação - hoje, meu 3DS parece quase um item vintage quando levo ele por aí. Vimos uma misteriosa criatura parecida com um Mewtwo chegar e apelidamos de Mewthree, até descobrir as novas Mega Evoluções, que após os Z Moves, variantes regionais, Gigantamax e Tera Forms, parece apenas uma velha mecânica. Vimos uma nova Eeveelution nascer e travamos um grande debate sobre seu possível tipo - tão grande que até hoje é um dos maiores posts do site. O tipo Fairy ainda era uma novidade que parecia polêmica demais e rendeu muita discussão por aqui.


Este foi nosso primeiro menu:



O mais engraçado é que eu não lembrava o que várias dessas páginas incluíam e precisei procurar. A página de Tópicos reunia informações, em ordem, sobre as atualizações sobre a Geração VI. Nos Artigos discorríamos sobre curiosidades, enquanto a Pokédex reunia informações sobre os novos Pokémon. A Fanfic era como um diário, onde eu soltava alguns spoilers gerais sobre a história para aumentar o buzz (como dizendo que já havia escolhido os Pokémon iniciais, ou o nome da Guilda Royal Emperium). As Notícias vinham reunidas em seguida, e a Off Area e as Mecânicas foram incluídas depois. O curioso é que a página de Mecânicas, que discutiria os novos recursos que estavam surgindo (como as Mega Evoluções) NUNCA foi usada, só ocupou lugar no menu.


Eu ainda escrevia uma outra fanfic quando ingressei na Aliança (A Ethron Adventures, para os antigos!). Já acompanhava o pessoal fazia um tempo e havia trabalhado com alguns deles por um período na falecida Arena Pokémon. Foi uma surpresa muito feliz de poder ingressar com a região nova (na época que ainda achei que conseguiria sustentar 2 fanfics de aventura ao mesmo tempo kkkk) e lembro o quanto isso me tomou de tempo e carinho.


Escrevendo este post fui pego por uma nostalgia em vários níveis. Muita coisa aconteceu nos últimos dez anos, conforme eu vasculhava as memórias. As conversas da Aliança, antes pelo MSN, começavam a migrar para o Facebook e seus grupos, onde parecia tudo novo. O Instagram ainda era um acessório que usávamos como "a mais" para complementar o que era publicado no Facebook, e se você investigar, vai achar uma série de fotos com os mais pesados filtros de fotografia que existiam kkkkk


A própria ideia dos "blogs" me parece nostálgica. Hoje quando ouço alguém falar essa palavra na vida real me soa tão antiga? Já faz algum tempo que não paro para escrever um texto nesse formato. E, ao mesmo, tempo, como esse espaço é gostoso. Como é bom poder inundar de palavras um mundo de cada vez mais imagens e dinâmica. 


Era comum que tentássemos criar conteúdos que fugissem do esperado, na expectativa de conquistar os leitores. Lembro que uma das primeiras coisas que fiz, logo que entrei na Aliança, foi montar um calendário que o pessoal poderia baixar, que constava algumas datas importantes como aniversário dos blogs e dos autores. Esse aqui é o mês de Outubro, com o tema de Kalos, em homenagem ao lançamento dos jogos que seria no mesmo mês. Dá pra ver que ele era bem bobinho (e minhas habilidades do Photoshop ainda tinham uma graaaande limitação kkkk), mas lembro que na época parecia uma ideia divertida.



Entre as apostas para agitar o blog, criei uma página chamada "Off Area", onde discutia assuntos completamente alheios ao mundo Pokémon. O primeiro post surgiu depois que o vídeo de uma menina viralizou contando uma história de bullying pouco antes de cometer suicídio. Aquilo havia me chocado tanto que senti na obrigação de falar sobre. Era um lugar de desabafo, mas também de estimular os leitores a participar. Em um deles, incorporei todos os comentários e mensagens que mandaram ao próprio post. Discutimos bullying, questões LGBT+, consumismo, e ainda viria muito mais, porque apesar de não gerar tantos acessos, sempre proporcionavam boa interação.


Essa área hoje está enterrada a sete palmos, pois só de imaginar abrir uma página daqui com uma polêmica do momento pra livre comentário me dá calafrios kkkkk Se antes eu queria que o mundo de fora entrasse em Kalos, hoje quero deixá-lo trancado bem longe. É interessante pensar que foi em um momento da internet em que as coisas não pareciam tão infestadas de brigas, e certamente foi engraçado revisitar os posts e ver como minhas opiniões e a de tantos leitores e amigos certamente mudaram com o tempo. Tem coisas que acontecem mesmo no timing que precisavam ter acontecido. 



A menina do balão sem dúvidas fugindo para um lugar melhor do que essa página


Em 2014, após várias mudanças e principalmente uma exaustão por parte de nós mesmos em manter o ritmo e a mesma forma de trabalhar, começamos a pensar em transformações na Aliança, que começaram pequenas e tomaram formas mais drásticas. Optamos por transformar as fanfics em um tópico secundário, e incorporar ao blog assuntos que nos interessavam, tanto para agregar novos leitores que poderiam nos conhecer por isso, quanto permitir que leitores também partilhassem de seus gostos conosco. Assim, também teríamos mais fôlego de continuar trabalhando nos blogs sem que precisássemos só olhar para as histórias.


É engraçado de pensar que era só um processo natural, e que nós ainda não sabíamos lidar. Não era inacreditável que frente a tantas transformações que passávamos (em nossas vidas, em nossos gostos, e na própria internet) nós também mudássemos nossos interesses. Olhando em retrospectiva é fácil de perceber. Mas, lá dentro, ainda tentamos lutar contra isso.


Aqui em Kalos, quem acessasse poderia saber sobre entretenimento. Falavámos sobre música pop, e algumas séries, principalmente Once Upon a Time (que eu acho incrível como pelo visto eu era fissurado nessa série e eu não lembro de NADA, juro, deve fazer uns 7 anos que não assisto 1 unidade de episódio kkkk) e Glee (que eu levei uns bons 5 anos de atraso pra acabar também). Era só procurar o blog que tinha uma Katy Perry (meu vício da época, e mãe da Kate Berry de nossa história) e um chapeleiro maluco (que até hoje eu não sei por que eu queria que ele estivesse lá)



O mais cômico é que alguns posts REALMENTE atraíram cliques. Não foram tantos, mas na época eles se destacaram mais que várias coisas do blog. A curadoria era completamente aleatória, a partir do que eu achava legal ou não. Kalos, coitada, era só mais um item do menu :(



Eis que depois assumimos um movimento realmente arriscado: juntar todo mundo em um blog só. Paramos de postar sobre outros assuntos e deixamos os blogs exclusivamente para fanfics. Em troca, reuniríamos os outros assuntos nesse novo site que chamamos de Aliança Geek, simbolizada pelo Pikachu com um óculos e um mustache (NADA mais 2010s que aquele óculos grandão e o mustache). Pra mim essa época é meio que um grande borrão, porque lembro que a concepção nos bastidores foi super divertida, mas no final não deu muito certo e acabamos desistindo em tempo recorde. 


Eu queria muito falar mais sobre o assunto, mas além de não lembrar, não achei mais nada sobre em nenhum outro blog. Só sei que foi uma tentativa de tentar fazer as coisas de forma diferente. Minha única contribuição publicada lá foi uma resenha do álbum "novo" (que ela lançou mais 7 depois daquele) da Taylor Swift (que de fato tem TUDO a ver com o mundo geek como dá pra imaginar).


Enfim, percebemos que tudo isso precisou acontecer para que terminássemos bem onde começamos: falando sobre uma história de Pokémon. No final das contas, termino voltando a esse lugar por querer fazer exatamente o que eu queria fazer no primeiro dia aqui. São voltas que o mundo dá...


Uma coisa que sempre funcionou e que eu adorava fazer eram as sombras (embora às vezes fosse uma batalha conseguir decifrar aquelas que o Canas havia botado em Sinnoh! kkkk). Tem várias que foram publicadas, mas para poupar spoilers (e porque algumas são de personagens cortados, ops) vale lembrar essa daqui da Espurr:



Graphic design is my passion


O mais curioso é que se tem uma coisa que mudou pouco foi a história. Foram as personagens. Há algumas transformações naturais nos rumos tomados, lógico, mas percebo como a essência deles permaneceu a mesma por muito tempo. Ainda me parece muito orgânico quando escrevo sobre Serena, Calem e Charlie. Acho que eles funcionam maravilhosamente bem juntos. Desde que comecei a esboçar a história eu sabia quem eles seriam. E olha que demoramos pra colocar a mão na massa: o prólogo da história, tão aguardado, veio só 12/10, com o lançamento dos jogos (eu ainda não havia escrito o primeiro capítulo pois não tinha jogado ainda).


Será que um dia olharei pras coisas que eu edito hoje e acharei 
cafona do mesmo jeito que as que eu olho de antes??

 
Os primeiros Trainer Cards


Nem acreditei quando conseguimos concluir a Saga X. Levou anos, mas sinto que fiz com uma maturidade e de uma forma que autenticamente me orgulho. Eu realmente gosto daqueles capítulos, daquelas tramas. Da Serena subitamente se casando e o Charlie invadindo o palácio. Do Calem enfrentando o tio e da Serena lutando de espadas com o noivo. Fico chateado de não poder ter proporcionado tudo isso com o timing certo, na crista da onda, quando a Aliança ainda tinha leitores constantes e bastante conteúdo sendo disponibilizado.


Mas... Às vezes é assim que acontece. Esses capítulos não teriam sido escritos em 2013 ou 2015. Tem caminhos que precisamos percorrer para lembrar onde estamos. Precisamos tentar muitas novidades até perceber que o que sempre fizemos por aqui é o real brilho pelo qual gostamos de voltar.


Abaixo, mais algumas coisas que marcaram essa trajetória.


ALGUNS ARQUIVOS PERDIDOS...
(Rascunhos que nunca viram a luz do dia. Que nunca foram concluídos ou propriamente elaborados)

"Os Porquês de Kalos" (Set 2013)
O post era um artigo que seria publicado um mês antes do lançamento dos jogos, em 2013. Nele, investigaríamos algumas das questões comuns que haviam surgido. Por que X e Y? Por que o nome Kalos? Por que Mega Evoluções?



Cadê Todo Mundo? O Paradoxo de Fermi (Jan 2015)

Esse post pertenceria à "Off Area", e discorreria sobre uma discussão que amo muito, que é sobre extraterrestres. Se temos tanta tecnologia e, estatisticamente, eles existem, por que não conseguimos ter nenhum sinal deles? Ainda que eu tenha desistido do post, os convido a ler sobre o tema, porque é MUITO interessante.


Capítulo 13 (Abr 2015)

Bem, existe um capítulo 13 já. É o capítulo em que eles vão embora de Lumiose pela primeira vez. Mas originalmente o capítulo seria sobre....... uma competição de patins?


A verdade é que o capítulo estava quase pronto, mas eu fiquei travado nele por muito tempo e não consegui seguir em frente. Eu queria muito aproveitar toda a estrutura da Route 5 para andar de patins e a mecânica dos jogos - tanto que o capítulo publicado até inclui uma cena com os patins. Mas depois de tudo que ocorre em Lumiose, me pareceu muito fraco continuar de um jeito tão bobinho e cômico como era o episódio. Acabei optando por uma abordagem mais suave e emocional dos personagens, reaproximando-os após a turbulência. Ainda cogito usar esse episódio como um especial no futuro...


Notas de Rodapé (Set 2014)

Seria um especial, focado na irmã de Viola nos jogos, Alexa. Ela, enquanto repórter, exploraria histórias menores incluídas nos jogos, como mistérios não resolvidos. Acabei abafando o especial (porque nem na história principal estava focando), mas confesso que a ideia sempre me agradou e não descarto de escrever um episódio ou outro.

7 Mistérios não resolvidos de Kalos / Artigo (Mar 2016)

É um consenso entre vários fãs que Pokémon X&Y é cheio de furos. É natural que sejam apenas dicas para uma terceira versão (ou remakes) que vem para sanar essas questões... Mas no caso de Kalos, essas versões nunca chegaram. Não tivemos atualizações, DLCs ou novas versões para resolver essas questões, e era exatamente isso que o artigo abordaria.


OS POSTS MAIS ACESSADOS

E, claro, vamos aos campeões de acessos que reuniram mais cliques ao longo desses dez anos:

  • 10º - Página de Protagonistas
  • 9º - 2048 Pokémon 
  • 8º - Iniciais (6º Geração) / Guia do Treinador
  • 7º - Página de Capítulos
  • 6º - Página de Extras
  • 5º - Demi Lovato é Banida da Rússia (kkkk) / Notícias
  • 4º - Vivillon / Pokédex 
  • 3º - Métodos Evolutivos (6ª Geração) / Pokédex - 8,38 mil acessos
  • 2º - 12 Pokémons que deveriam ter ganhado Mega Evoluções / Artigo - 19,2 mil acessos
  • 1º - Bem-vindas, Fadas - O Fairy-type / Artigo - 55 mil acessos

UM NOVO CAPÍTULO


Nesse meio tempo, pude encontrar a maior parte do pessoal da Aliança pessoalmente em mais de uma oportunidade. Não sei se vocês lembram da ironia da vida de que eu e o Canas estudamos na mesma escola, e descobrimos isso praticamente na última semana de aulas dele kkkk. Pudemos rir juntos e lembrar desses momentos, mas vislumbrar todas as outras camadas que deixamos de fora dessas páginas de palavras.


A Aliança, os autores, os leitores... São pessoas que talvez nem se reencontrem mais, mas que estamos unidas por esse pedacinho do passado. Todos nós investimos tempo nisso, seja por alguns meses ou anos. Investimos nossas ideias, paixões e medos nessas palavras aqui depositadas. Especialmente quando somos mais novos, tendemos a nos projetar muito em nossas histórias, e levou um bom tempo para que eu soubesse me distanciar e me encontrar naquilo que eu mesmo havia escrito.


Alguns talvez nunca mais vão escrever mais desse jeito na vida. A escrita pode se tornar de paixão a trauma com muita facilidade. Eu ainda não sei em quais doses ela me é veneno e antídoto, mas foi o que eu escolhi para mim. Ainda em 2017, eu havia ingressado na faculdade de Cinema, a qual eu concluí no final do último ano. Percebi que amava contar histórias, criar personagens e universos.


Agora, me deparo com outro momento da vida, onde voltamos a ter que tomar decisões e fazer escolhas. Em minhas primeiras postagens, sou muito cheio de certezas e objetivos. Sou assertivo e tenho concepções de mundo grandiosas demais para alguém de 14 anos. Aos 24, percebo que já não as tenho mais. Elas são menos certas, menos assertivas, menos grandiosas.


Meu TCC é um coming-of-age - mais especificamente sobre um estudo sobre o gênero, e meu processo de construção da história que eu havia criado. Esse termo em inglês significa nada mais que o que fizemos aqui o tempo todo: histórias de amadurecimento. Ao discorrer sobre o tema, não consegui não atravessar minha própria vida e meu próprio crescimento, e como foi exatamente o que fizemos aqui por muitos anos, até que tenhamos amadurecido até demais.


Escrevendo meu TCC, a partir de um projeto que tive muito orgulho e carinho de poder ter roteirizado e dirigido (ainda está em processo de pós-produção, mas espero muito poder disponibilizar para vocês aqui), fiquei refletindo sobre uma possível epígrafe - aquela citação pra abrir o documento.


Depois de muito pensar, só existia uma citação que eu achei que poderia (e queria) que estivesse ali. É uma frase da Clarice Lispector, que os leitores mais antigos da Aliança vão se lembrar de já ter lido em algum lugar. Quando a leio, não leio pensando na Clarice, mas lembrando do velho avatar do Canas, ainda quando era uma fanart do Andy do Toy Story, em uma citação que ele sempre trouxe, e que eu nunca esqueci, porque me marcou muito:

Eu escolhi reler essas palavras enquanto passava pelo processo e, quando li, sabia que não existia outra citação que coubesse melhor. Aquilo dizia tudo o que precisava sobre um processo de anos que se concretizava naquele momento; não só sobre o ato de escrever, mas de uma frase que me remetia a todo esse afeto, ao espaço dos blogs, das fanfics, dos anos que escrevíamos e líamos apenas porque gostávamos disso. Quando eu recebia conselhos do Canas, do Shadow, ou de qualquer membro mais velho porque queriam, com todo o coração, me ver crescer como escritor e como pessoa. 


Dez anos depois, era ali que esse universo de escrever sobre Pokémons havia me levado.


Bem, esse é um pouquinho do que tem acontecido na última década... Tem mudanças que não precisamos descrever: vocês as percebem sozinhos. Às vezes estamos perto demais para ver as transformações reais acontecendo, só percebemos quando paramos para olhar a retrospectiva, os quilômetros de terra que foram deixados para trás.  E você, caro leitor perdido, que por algum motivo está aqui, ainda lendo essas palavras... Onde você estava dez anos atrás? Onde estava quando viu os gráficos em 3D dos jogos pela primeira vez? Tem alguma memória especial de AeXY dessa época? 


E, claro, eu não poderia deixar de dar um presentinho. Tem coisas que passam os anos e vemos que não funcionam mais. Tramas que não se encaixam, posts bobinhos ou ideias de design meio cafona. Mas o mais mágico é perceber coisas que continuam funcionando. Essa também é uma homenagem aos primeiros anos de Aliança. Com tudo que temos atrás, olhemos o que ainda há pela frente. Qual o próximo capítulo?



{ 6 comments... read them below or Comment }

  1. E esses dias agora eu me peguei pensando: "Pô, eu estou atrasado com Kalos de novo, tenho que colocar em dia". E como sempre você parece um ser sensitivo que detecta essas coisas e aparece de trás da moita sem avisar, larga uma bomba dessa e sai correndo! O bom e velho Haos que a gente conhece kkkkkkkk

    10 anos, cara! Esses dias eu fazia o post em AEH dos meus 10 anos como ficwriter, e agora você me aparece com esse dos 10 anos de Kalos, data que mistura algumas lembranças vagas e outras tão vivas na memória. Lembro da primeira ideia que a gente trocou no chat da Arena, antes mesmo de sequer ser cogitada uma sexta geração em Pokémon (e já estamos na nona e imaginando como será a décima, veja só). Trocamos cumprimentos, uma ideia breve e ficou por isso. Quando eu fiquei sabendo que você viria pra equipe pra escrever eu não poderia ter uma reação diferente da empolgação que senti. E melhor que isso só poderia ter sido te conhecer pessoalmente, coisa que levou quase esses 10 anos pra acontecer, mas pelo menos essa pendência a gente resolveu kkkkkkk

    É sempre engraçado ver a perspectiva de cada um na passagem dos seus 10 anos, porque alguns eventos marcam cada um de uma maneira diferente. Essa época em que tentamos fazer as mudanças extremas e transformar a Aliança Aventuras em Aliança Geek foi realmente uma época bem peculiar. Memórias envoltas em fumaça que são até engraçadas de revirar às vezes, e por mais que a gente até sinta certa vergonha é inegável que isso fez parte da nossa trajetória e nos ajudou a enxergar que às vezes a chave para seguir em frente era justamente voltar pro começo de tudo. E isso foi algo que eu também descobri recentemente. Eu sempre culpei o ganho de experiência pela perda do prazer em ler e escrever, achava que o inevitável senso crítico que ia ganhando corpo com o tempo nos privava de se divertir com a maioria das coisas por motivos bobos. Mas a verdade é que as coisas vão acontecendo aos poucos, e quando a gente conquista algo que almejava aquilo deixa de ser algo tão valioso porque começa a fazer parte da nossa vida, e passamos a querer um salto mais alto, até que se chegue em um ponto onde tudo que antes era tão mágico passa a ser rotineiro e até banal. A chave é redescobrir o encanto das pequenas coisas, das pequenas metas. Saber por que criar histórias é algo tão magnífico. Fazer um capítulo com uma cena incrível e ter a surpresa de não acreditar que era possível fazer aquilo. Resgatar isso é apenas o começo. E tenho certeza de que essa redescoberta vai ser a força-motriz de uma nova versão sua que vai influenciar a sua história de uma forma que você mesmo não espera. E nós estamos aqui como sempre!

    Você é merecedor de tudo que conquistou aqui em Kalos. Na verdade é merecedor até de muito mais! Eu sempre penso em como seria incrível se todas essas regiões novas e escritores novos da Aliança viessem a tempo de pegar a fase louca dos blogs onde eles eram frequentados por muita gente. Mas é como você mesmo disse. As coisas acontecem no seu devido tempo, da sua devida maneira. Existe uma razão pela qual esse foi o timing, e não cabe a nós julgar. Mas sempre que puder estarei tentando plantar a sementinha dos blogs na cabeça do pessoal, porque acho que histórias como as que vocês escrevem devem ser lidas.

    E esse vídeo no final, hein! Nosso Cyndaquil exibe suas skills de cinema para nos brindar com um trailer absurdo de foda da volta de Kalos! Vamos voltar com tudo, e quando parecer que um está ficando pra trás o outro vai lá e puxa pelo braço!

    Só tenho a te parabenizar por essa marca que você alcançou. Tudo de melhor pra você, pra Kalos, pra Serena e pro peixe que o Calem quis mostrar a ela. Que você continue nos brindando com essa história que você tanto gosta e continue nos inspirando a ousar quando necessário (ousar como na pancadaria lá no casamento, sem mais massacre de coelhinhos indefesos, por favor).

    Que você aproveite as lembranças desses 10 anos e que venham outras novas memórias incríveis para contar mais adiante.

    E VÊ SE APARECE NO WHATS DE VEZ EM QUANDO, PORRA!

    ReplyDelete
  2. Haos, eu não acredito que está de volta! Mas que surpresa tão boa.

    Eu lembro-me PERFEITAMENTE de todos os primeiros designs de Aventuras em ???, agora mais conhecida como Aventuras em Kalos. Parece loucura. A forma como o tempo passa será sempre estranha para mim. Sou uma pessoa nostálgica por natureza e consegui compreender, perfeitamente, todas as suas palavras. As coisas acontecem como e quando devem acontecer. Ninguém sabe realmente porquê, mas é assim que o mundo gira. E isso nunca vai mudar.

    Eu costumo dizer que os blogs da Aliança são o meu mundo mágico e de conforto, onde posso regressar para alimentar a minha criança interior. Fico contente por saber que o Haos terminou a sua escola de Cinema. Eu próprio estou a terminar o meu mestrado em Audiovisual e identifico-me bastante nas suas palavras. No ano passado tive a oportunidade de escrever o meu primeiro guião para uma curta-metragem, que depois foi escolhido para ser realizado. Confesso que aquilo que escrevi era uma experiência muito pessoal. Sentia que o tinha de fazer, como forma de terapia para mim mesmo. Mas nunca pensei que tal história pudesse tornar-se realidade e vir a inspirar outras pessoas. Realizar uma curta-metragem foi uma das melhores experiências que tive em 2021 e fez-me acreditar no meu próprio potencial, apesar de ter ainda ter alguma vergonha de mostrar o resultado final às pessoas mais próximas. Isto para dizer que achei a citação de Clarice Lispector incrível e fenomenal! É tudo isso.

    Estou muito entusiasmado para ver o regresso de Calem, Serena e Charlie e da sua escrita maravilhosa! Vem Aventuras em Kalos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hey Angie!!

      Eu também sou sempre nostálgico, então fico até com medo de que parece que sempre que eu volto pra cá eu venho com a mesma conversa de memórias e lembranças acumuladas por aqui kkkkk Então fico super feliz que compartilhe do sentimento comigo e que tenha tantas lembranças boas desse período (e agradeço, lógico, por ter seus comentários entusiasmados por aqui que sempre me enchem de energia!)

      Eu não sabia que vc também trabalhava com Audiovisual!! Que incrível, muito sucesso no mestrado!! Eu também tive minha primeira experiência realizando um curta no ano passado, e foi uma coisa que mexeu bastante comigo! Acho especialmente que pra gente que escreve bastante, ter essa experiência louca de transformar um mundo imaginário em algo concreto é uma coisa muito desafiadora (e que faz a gente repensar também nossos passos como autores). Ainda estou mexendo no material e também não tive coragem de colocar pro mundo ver ainda kkkkk Mas caso queira conversar sobre, fica super à vontade, que vou adorar!

      Muito sucesso, viu? E obrigado mais uma vez pela mensagem!

      Delete
  3. poxa, cara, toda semana entro aqui (geralmente nos sábados mesmo, pra manter a tradição), aí no fds que me desliguei, teve post?? que vacilo qqqq
    eu to fazendo piada pra disfarçar, pq eu basicamente desatei a chorar assim que abri o post. sério. fiquei !! com ver um post novo, cliquei, aí acho que meu cerebro terminou de absorver a info do titulo, e as lágrimas começaram. precisei de um momento ou nem conseguiria ler
    inclusive tem coisa demais rodando na minha cabeça, e minha playlist ainda tá emotiva junto comigo, então não sei o quanto esse comentario vai fazer sentido. mas vamo tentar (pq, acima de tudo, kalos merece :') )
    eu lembro VIVIDAMENTE essa imagem do post de boas vindas. lembro também certinho o momento que vi a postagem do blog, eu lá na sala de informática do ensino médio, e a surpresa de já ter um blog pra região que nem nome tinha ainda. e tem dez anos isso, cara! é doido pq eu totalmente sei que esse momento da minha vida tem 10 anos, mas ainda levei um susto vendo o post, pq sempre levo esses baques
    10 anos. o quanto eu mudei nisso. o quanto você mudou nisso. e kalos tava lá, com a gente. a gente adora completar uma história rápido, sem dúvida, mas existe uma magia única nas que nos acompanham por tanto tempo, e é algo que só passei a apreciar há pouco. tem tanta coisa da minha vida que tá interligada com essa fic, tantas memórias que revisito quando revejo um capítulo, uma postagem, mesmo os comentarios (inclusive muitos pensamentos de "sos era assim que eu ria?? que meme doido era esse que a gente usava oloco" ASKDNASDKSDANKSDA) enfim, belezas que só dá pra ter quando você tem um registro te acompanhando, e pode trazer uns momentos de vergonha, mas é bom ter salvo em algum lugar
    (alias, dia desses mesmo, tava olhando a playlist que fiz pra cá e pensando "mds tem música aqui de tanto tempo atrás, e aí to colocando uma que saiu ano passado, dá pra fazer um historico do que eu ouvia só olhando pra cá" e é sobre isso!! a magia que tem uma coisa dessa, sabe)
    eu sou alguém muito nostálgica, você sabe bem disso. adoro ficar revendo coisa, rememorando, falando "ai, cê lembra como era?? olha como tá diferente". antigamente era mais pra fraqueza, porque me barrava muito, mas hoje apenas é. é apenas uma contemplação, um sorriso de canto, pensar que algumas coisas nunca mudam, e outras mudam totalmente, e assim é a vida. e, se tem algo que aprendi nessa última década, é que de fato a gente escreve as coisas no timing certo. já me descabelei demais por não entregar capítulos novos com mais frequencia (às vezes ainda me bate, não vo mentir), mas já tive tantos momentos em que me dei conta que nunca teria x ideia antes que certas coisas acontecessem na minha vida que já entendi que os capítulos vem na hora que tem que vir. e com certeza eu também adoraria que muitos mais leitores estivessem aqui pra ver essa história incrível (eu bem que tento divulgar aqui e ali, cê sabe), mas deixo aqui outra lição que aprendi em algum momento dessa década: a fic vai alcançar os leitores no momento que eles precisarem. vai por mim. to dizendo como alguém que sempre vê as coisas mega atrasada, e aí de repente bate certinho com o que to passando. vai chegar em quem tem que chegar, no momento que tem que chegar
    e falo como leitora também, porque kalos muitas vezes esteve aqui pra mim. já te mandei isso numa conversa, mas nunca é demais dizer de novo: kalos permanece aqui porque ela é extremamente real. você conhece seus personagens muito bem, mas, além disso, você sabe como contar uma história muito bem. você sabe fazer personagens que a gente se vê (ou, quando não se vê, consegue entender) porque eles são reais. nunca passei por um casamento arranjado, e infelizmente nunca tive que disputar uma batalha de ginásio pokémon, mas eu consigo sentir o que eles sentiam nesses momentos como se estivesse ali, como se um amigo meu estivesse me contando o que passou. é isso que marca a gente, é isso que permanece no final das contas
    inclusive, já releu o cap XXI? pq acho uma boa pedida

    ReplyDelete
    Replies
    1. (eu sei que você tava com sdds dos meus comentarios saindo tão grandes que tenho que adicionar uma reply, eu sei qqqq)

      são 10 anos, e eu só tenho a agradecer. agradeço que você trouxe kalos pra gente. agradeço que kalos trouxe você pra gente (bem, pelo menos pra mim, foi naquele primeiro post que te conheci!!). agradeço que a gente pode estar aqui, te ver crescer, nos ver crescer, e kalos também. eu brinco sobre vir aqui com certa constância, mas é verdade mesmo, e não só por esperar algo novo (mas sempre espero, sdds, sem pressão), mas pq aqui é bom. é confortável. é um porto seguro que consegue colocar minha cabeça no lugar quando ela não tá muito boa. me sinto bem estando aqui
      (alias, não podia deixar de falar, A QUOTE DA CLARICE!!!!!!!! tenho ela inteirinha no meu perfil do nyah, exatamente porque ela descreve perfeitamente como me sinto com a escrita. ninguém nunca foi tão precisa, mesmo que uns outros tenham chegado perto, Esta quote ainda é minha vida toda. respiro ela)
      E AI CACETA ESSE VIDEOOOOOOOOOO ASÇDKNASDÇNKAÇKDÇKENÇKNÇKANÇKDÇKKÇSAÇDS SEU RIDICULO, ESTAREI INDO NA SUA CASA PRA TE SACUDIR, COMO QUE EU DURMO ESSA NOITE???? ASDÇNKSDNSADSANÇKSDASDNAKÇNDSAÇK o pico de adrenalina meu pai HAOS PAGUE MINHA TERAPIA QQ (o que você tá devendo há um tempinho qqqq)

      Delete
    2. ASDJAISDJS Eu tava com MUITA saudade dos seus comentarios divididos em 2 partes

      O que me deixa mais feliz é pensar que da mesma forma que me sinto por aqui também é algo que vc sente, que é essa sensação de segurança e de acolhimento... Sinto como se esse blog fosse uma cápsula do tempo que guarda todos esses altos e baixos, ideias que deram certo e ideias que falharam, capítulos escritos com erros de ortografia bobos que continuaram assim, tudo isso tá aqui. Eu também sou mega nostálgico e gosto demais de lembrar dessas coisas, e acho que esse mundinho dos blogs é uma coisa que me atiça bastante a nostalgia.

      Fiquei pensando muito no que vc falou que as pessoas encontrarão a história no momento certo, e isso me pegou demais. É muito real, e fiquei pensando nisso. Noutro dia vi que tinha um comentário novo em um blog daquela outra fanfic, que não mexo há uns bons 10 anos, dizendo tipo "ah, sei que deve estar abandonado, mas achei o blog tão fofo, tenho saudades dessa época da internet". O que construímos tá aqui e aqui vai permanecer por um bom tempo, até que alguém curiosamente acabe caindo por esse território... Assim como sempre pronto pra receber aqueles que gostam de voltar porque estar aqui ainda faz sentido <3

      E não podia deixar de te agradecer mais uma das muitas vezes por tudo que vc fez/faz por Kalos e por mim. Não só pelos muitos comentários e mensagens trocadas nesses 10 anos, mas porque sempre que vc aparece com uma música ou alguma outra forma especial de mostrar como vc conhece esse universo e como se conecta com vc. Como vc se lembra das coisas, como entende cada personagem. Vc também é autora e com certeza sabe o quão especial isso é e como isso me dá energia pra continuar lembrando e pensando nesse cantinho mágico como um lugar especial. Uma das coisas maravilhosas que Kalos fez foi poder ter aproximado nossa amizade, e por isso sou grato demais demais demais. Brigado pelos parabéns e por estar aqui pra festejar essa data tão linda <3

      Delete

Regras de Comentário:
~Não ofenda os demais usuários, sejam visitantes, ou o administrador.
~Não faça divulgação.
~Não faça spam.
~Evite o flood.

Caso algo seja desrespeitado, o comentário está sujeito a ser deletado sem aviso prévio.

- Copyright © 2014-2019 Aventuras em Kalos - Escritor por Haos Cyndaquil (Vitor Siqueira) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -