Posted by : Haos Cyndaquil Jul 23, 2013



Introdução
   

 Para quem tiver paciência de assistir este vídeo inteiro (cerca de 21 minutos), verão o resultado com mais clareza. Assisti-o em uma das aulas de Geografia, e simplesmente adorei a dinâmica e a mensagem que transmite. Lembro de terem citado sobre o consumismo, e posso dizer que me ocorreu a ideia de falar a respeito deste assunto, que por sinal, enfrentamos constantemente. O vídeo foi traduzido para várias linguagens e transmitido em diversos lugares, principalmente via internet. É interessantíssimo ao meu ver, apesar de longo. Confiram abaixo:




Sobre o Consumismo
   
 O consumismo deriva da palavra provinda do latim "Consumere", onde "com" significa "comer, desgastar, desperdiçar" e "sumere", "comprar, obter, pegar". A definição literal seria "ato de consumir produtos de forma exagerada". Trata-se de comprar bens desnecessários em quantidades absurdas.

Este é um problema que afeta a todos, como pode ser visto no vídeo, é um problema global. Acho muito interessante várias citações, entre elas que os produtos tem se tornado mais frágeis e se esgotam rápido. (Meu computador é antigo, e apesar de seus problemas, aguenta firme há anos. Vejo pessoas com computadores atuais que vivem dando defeito kkk). É claro o motivo de tal mudança: As pessoas perdem seu bem e precisam logo comprar outro para ocupar o lugar, e cada vez mais os produtos tornam-se mais simples de se quebrarem.



Prejuízos

São duas as consequências do consumismo. Ou melhor, são dois os prejudicados: O consumidor e o planeta, que por ser a "casa" do consumidor, também acabará o prejudicando. Os recursos estão se esgotando cada vez mais, de forma que reste bem menos que pouco tempo atrás, e a tendência é que os números continuem subindo, infelizmente. A Mata Atlântica, por exemplo, possui menos de 8% de sua vegetação original. 

E claro, o consumidor também é prejudicado, pois se vê na necessidade de obter coisas desnecessárias, gastando mais do que pode, muitas vezes. O desnecessário passa a ser necessário (quem nunca viu certas garotas acharem que as compras resolverão seus problemas?). A questão é que o consumismo pesa tanto para o planeta quanto para o consumidor exagerado.


Você é Consumista?

Este teste é original do
Jornal Hoje, mas achei interessante trazê-lo para cá. Respondam as perguntas com honestidade, levando em conta o seguinte tema: Você está em uma compra. Como você age?
1 - Se você vê um produto interessante, compra rápido sem pensar duas vezes?
A – Com certeza sim
B – Talvez sim
C – Talvez não
D – Com certeza não
2 - Uma das razões para você comprar é se sentir pressionado pelo vendedor, ou pela situação?
A – Com certeza sim
B – Talvez sim
C – Talvez não
D – Com certeza não
3 - Avalia os produtos disponíveis e escolhe aquele que te serve melhor?
A – Com certeza sim
B – Talvez sim
C – Talvez não
D – Com certeza não
4 - Compra exatamente o que estava precisando sem exageros?
A – Com certeza sim
B – Talvez sim
C – Talvez não
D – Com certeza não
5 - Faz compras quando se sente triste, inseguro, ou sozinho e sente que precisava se distrair?
A – Com certeza sim
B – Talvez sim
C – Talvez não
D – Com certeza não
6 - Depois que sai da loja, pensa que não deveria ter comprado algo?
A – Com certeza sim
B – Talvez sim
C – Talvez não
D – Com certeza não
7 - Depois que comprou vê que realmente precisava das coisas que comprou e sabe que elas serão muito úteis?
A – Com certeza sim
B – Talvez sim
C – Talvez não
D – Com certeza não
8 - Sabe que o uso dessa compra lhe trará satisfação por bastante tempo?
A – Com certeza sim
B – Talvez sim
C – Talvez não
D – Com certeza não
RESULTADO:
Questões 1, 2, 5, 6
A = 0 // B = 1 // C = 2 // D = 3

Questões 3, 4, 7, 8
A = 3 // B = 2 // C = 1 // D = 0

- 0 –  8: você não conseguiu se controlar, foi uma compra compulsiva
- 9 – 16: o controle foi parcial, pode ter sido uma compra compulsiva
- 17 – 24: você se controlou a maior parte do tempo durante esta compra
Orientações

Pesquisando, pude encontrar uma lista de dicas de como evitar o consumismo. Confiram a seguir e tentem aplicar na vida de vocês também (:

(Fonte: Fica a Dica)
  • Planeje e poupe. Faça as contas e veja quanto você precisa para honrar seus compromissos e suprir suas necessidades. Guarde o que sobrar e no futuro invista em algo que realmente vale a pena.
  • Seja racional. Toda pessoa tem a sua hora de tristeza, mas nada de sair comprando sem pensar para acabar com as carências. A sensação é momentânea e a conta que vem depois é bem cara.
  • Controle seu emocional. Faça uma lista e dividida em duas partes: o que você precisa ter e o que você gostaria de ter. Manter a lista na carteira vai ajudá-lo a se policiar. Foque nas suas obrigações e, se inesperadamente encontrar algo que precisa com um bom preço, compre. Os itens que você “gostaria” ficam para o fim do mês se sobrar uma quantia razoável.
  • Saiba o que você tem em casa. Vasculhe os armários, estantes e guarda-roupas. Conhecendo bem as próprias coisas você evita comprar algo por, simplesmente, não se lembrar de que já tem.
  • Pesquise. Alguns preços variam bastante de loja para loja ou até mesmo da loja para o próprio site. Fique atento ao frete, às condições de pagamento e, principalmente, aos juros.
  • Fuja do parcelamento. Compre em longo prazo apenas os itens de maior duração, para evitar a frustração de continuar pagando por algo que já acabou.
  • Invista nos “genéricos”. Nas lojas de fast fashion é possível encontrar coisas bacanas e muitas vezes por um valor até 70% menor do que nas lojas de marca. Lembre-se: a moda passa e nem sempre vale investir tanto dinheiro em um item tão caro (e que você não sabe se continuará usando). 

Conclusão

Como nos posts da "Off Area", eu gostaria de ouvir vocês. Tentei não prolongar muito o assunto, apenas dando uma retocada no necessário. Você é consumista? O que você faz para evitar que o consumo exagerado te "puxe"? Eu recomento que assistam o vídeo antes de debatermos, afinal, todos poderemos nos "inteirar" do assunto. É um problema crescente no mundo, mas e aí, deixando a pergunta no ar: Você tem para viver, ou você vive para ter?


{ 2 comments... read them below or Comment }

  1. Já disse como adoro essa sua ideia de fazer esses posts "off"? <3
    Enfim
    Sim, é o vídeo que eu estava pensando! *-* Eu gostei muito dele, vi em uma aula de Paisagismo (faço técnico em Meio Ambiente, então não estranhem essas matérias) há mais de um ano, mas não dá para esquecer!
    Isso sobre os produtos antigos serem "feitos para estragar" eu até já sabia, uma citação que gostei mesmo foi quando falam sobre moda. Exemplo, uma estação a moda é salto alto, e na seguinte é sandália rasteira, assim fica fica fácil de saber se você 'não está na moda', o que teoricamente te força a comprar o produto atual (digo teoricamente pois essas leis não valem pra mim (na verdade, eu nem sei o que tá na moda agora -q))
    Quando você falou sobre os prejuízos automaticamente lembrei sobre esse post: http://complexogeek.com/2013/07/22/qual-o-tamanho-da-nossa-ilha/
    Confesso que não fiz o teste, porque minhas respostas dependeriam muito do fator chamado: Mãe. Eu não sou consumista, nem gosto de sair pra fazer compras, mas tem vezes que mommy cisma que eu tenho que comprar roupa, ou ainda compra sem a minha autorização porque 'achou bonitinho' -.-'' Ah, e confesso que, na pergunta 5, depende de outro fator: que tipo de compras está falando? (além do dinheiro que tenho, pq né, ficar mais pobre não ajuda a depressão -qq) Tipo, quando eu estiver rica, talvez eu tenha um momento desses se me deixarem em uma livraria. Esse é meu único fraco quando se trata de consumismo, COMO COMPRAR SÓ UM LIVRO? Até porque, nem sei se pode ser considerado 'consumismo', pois a palavra implica na falta de necessidade da compra, e não acho que um livro seja algo não-necessário. Podem até alegar que já tenho muitos, mas como um livro substituiria outro? Posso ficar sem comprar outra camiseta se já tenho uma, mas como não poderia comprar PJO porque já tenho THG? (peguei como exemplo os livros que mais estão próximos de mim no momento, oe) São universos diferentes, e ambos encantadores!
    (acho que já desviei de todo o assunto, okay)
    Eu acho que, no final das contas, a grande pergunta a se fazer antes de comprar é "Eu realmente PRECISO disso?" E, quando a resposta for positiva, se fazer de novo a pergunta. E de novo. E de novo. Até ter certeza de que não está sendo influenciado por 'isso tá na moda', 'meus amigos tem', 'achei bonitinho', 'to triste e quero comprar algo pra me alegrar', etc.
    Sou uma pessoa extremamente chata quando se trata de consumismo, btw. Dá vontade de dar uns tapas na cara quando vejo essas garotas 'ah tava triste então fui pra uma loja de sapatos e to feliz agora pq comprei todo o estoque' Em primeiro lugar, dsclp, sapatos nunca te trarão felicidade. E, em segundo, PAREM DE ESTRAGAR MINHA HONRA ALEGANDO QUE "ISSO É COISA DE MULHER", CARAMBA! Isso é coisa de alguém com sérios problemas emocionais, isso sim u-u (ou ainda, pessoas vazias por dentro)
    Acho que fui eu que me estendi demais no final das contas '-'
    Abraços ^^/ [ah, e feliz Dia do Escritor!]

    ReplyDelete
  2. Que legal que você curte esta área do blog, porque também adoro escrever nela kkkk Imaginava que seria este vídeo mesmo, é bem famoso e acho que muitas escolas já o exibiram para seus alunos. Pra mim as leis da moda também não funcionam, sou completamente paralelo a ela kkkkk Não consigo comprar algo só porque as pessoas vão gostar, preciso comprar para EU gostar, sabe? Não tinha visto este post da Nossa Ilha, mas achei ele muito interessante. É exatamente isso que quis dizer.

    Tenho que dizer que ri quando você citou que sua mãe é quem acaba comprando roupas por achá-las bonitas kkkkk Finalmente alguém me entende! Passo pelo mesmo que você, acredite kkkkk E bem que os outros poderiam fazer o mesmo e gastar com livros ao invés de roupas. Um pouco de cultura não faz mal a ninguém. Mas não se preocupe, sei que não é consumismo no seu caso. Chega a ser quando a pessoa compra pelos benefícios temporários que aquele bem traz (como várias roupas que ficarão mofando e quase nunca serão usadas).

    Perfeita a sua pergunta! Quem dera todos a fizessem... Muitas compras são totalmente desnecessárias. Tenho que tirar o chapéu para aqueles que fazem a publicidade destes produtos, ou os vendedores que conseguem persuadir os clientes, pois tem cada coisa inútil que vende que é uma beleza! (Recentemente vi uma propaganda infantil de uma flor que se ilumina e nela todos ficam felizes e adoram o produto. Mas qual a utilidade do troço? Nenhuma.) kkkkk Lute contra esses estereótipos femininos que farei o mesmo contra alguns masculinos. E sim, essas pessoas precisam encher a casa de bens porque são vazias por dentro. Exatamente isso! Obrigado pela participação, Anne, é ótimo ver que outras pessoas compartilham esta visão (Bom ver que ainda resta esperanças para o planeta kkkk). E feliz dia do escritor para você também!
    Abraços (:

    ReplyDelete

Regras de Comentário:
~Não ofenda os demais usuários, sejam visitantes, ou o administrador.
~Não faça divulgação.
~Não faça spam.
~Evite o flood.

Caso algo seja desrespeitado, o comentário está sujeito a ser deletado sem aviso prévio.

- Copyright © 2014-2019 Aventuras em Kalos - Escritor por Haos Cyndaquil (Vitor Siqueira) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -